sábado, 24 de agosto de 2013

Homens absorvem 80% das vagas em aberto


Um estudo realizado nos Estados Unidos revela que os homens têm absorvido 80% das vagas em aberto no mercado de trabalho desde 2009.

Apesar das mulheres terem vindo a adquirir posições de destaques tanto ao nível político como em grandes empresas, a verdade é que desde que se instalou a crise financeira, os homens têm vindo a ocupar mais vagas que o sexo oposto.

Uma das razões apontadas para este fator prende-se com a aprendizagem que o homem teve na indústria nos últimos anos, permitindo ter uma capacidade técnica e experiência que o favorece na luta competitiva por uma vaga.

Outra das razões apontadas está relacionada com a pouca diferença de remuneração entre os dois sexos nos ordenados mais baixos. Atualmente com as dificuldades que se conhecem nas empresas é comum ser proposto o mesmo salário para ambos os sexos, sendo que a preferência tem pendido para o sexo masculino nestas circunstâncias.

O sector do retalho que anteriormente recrutava bastantes pessoas do sexo feminino, atualmente está a recrutar mais do sexo masculino, aumentando cada vez mais os receios de desigualdades sociais.

Se nos ordenados mais baixos ambos os sexos equivalem-se neste momento, é nos ordenadores mais altos que existe mais discrepância e onde o homem bate claramente o sexo oposto. Segundo a CGTP as maiores diferenças situam-se nos sectores da saúde e comércio, recebendo o homem mais 34% e 19% de salário respectivamente.

Para que a sociedade consiga reconhecer mais e melhor o papel da mulher no espectro profissional, será necessário haver uma mudança ao nível social para que se reforce a necessidade de haver mais igualdade e justiça.


http://blog.ofertas-emprego.com
Enviar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Mensagens populares

Recomendamos