segunda-feira, 27 de maio de 2013

5 Modelos de Curriculum Vitae que pode usar




Nos dias de hoje é essencial ter um Curriculum Vitae bem feito e adaptável às circunstâncias, o que muitas pessoas não sabem é que existem vários modelos sendo que o Europeu é o mais requisitado.

A história do Curriculum Vitae não é de agora, em 1482 Leonardo da Vinci criou o primeiro CV Profissional do mundo, mas só em 1950 se institucionalizou-se verdadeiramente a formalidade de requisição e entrega de currículos escritos.

Com o surgimento da era digital em 1970, o Curriculum Vitae passou a ser escrito por computador tornando mais limpo e profissional. Em 1987 o fax era então o principal meio de envio e recebimento de Currículos, sendo ultrapassado em 1997 pelo e-mail.

Desde o ano de 2002, o CV tem vindo a ser readaptado à nova era digital 2.0, e hoje já é possível encontrar em abundância diversos tipos de CV além dos modelos tradicionais, tais como CV em vídeo, CV Online, Infografias, Perfis Sociais, etc.

Apesar de hoje em dia haver diversos recursos para criar um currículo diferente, a verdade é que ainda é necessário seguir os padrões mais usados. Fique a conhecer os 5 modelos de Curriculum Vitae mais pedidos pelos recrutadores.

1) Modelo de Curriculum Vitae Cronológico
A particularidade deste modelo de CV, é a sua apresentação cronológica dos acontecimentos tal como refere o seu nome. Todos eles são ordenados de forma decrescente desde a atualidade até ao primeiro emprego. A grande vantagem deste Modelo Cronológico é ser simples e conciso na sua estrutura, facilitando a sua leitura por parte do recrutador.

2) Modelo de Curriculum Vitae Funcional
O Modelo de CV Funcional é bastante completo e extenso o que poderá maçar o recrutador. Bem estruturado por blocos de atividades e funções, o Modelo Funcional permite dar mais destaque à atividade profissional passada, ou invés da formação profissional.

3) Modelo de Curriculum Vitae Misto
Como diz o seu nome é uma mistura do Modelo Cronológico com o Funcional, permitindo juntar o melhor de dois modelos distintos. Assim sendo o Modelo Misto agrega uma boa organização e uma estrutura que privilegia o que é mais importante num Curriculum Vitae.

4) Modelo de Curriculum Vitae por Objetivos
O Modelo por Objetivos tem a particularidade de ser mais flexível e adaptável a diversas candidaturas que um desempregado tenha que concorrer. Neste Modelo a experiência profissional tem maior destaque, e é possível gerir melhor essas experiências conforme os anúncios para os quais o Modelo é requisitado.

5) Modelo de Curriculum Vitae Europeu
Com a criação da União Europeia em 1992 houve a necessidade de criar um modelo de CV que fosse consensual e utilizável pelos diversos países que a constituem, foi então proposto em 1998 a criação de um Modelo Comum Europeu denominado Europass. Atualmente o Modelo Europeu é o mais requisitado por recrutador nacionais e europeus.


http://blog.ofertas-emprego.com
Enviar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Mensagens populares

Recomendamos