sábado, 13 de abril de 2013

LinkedIn: procurar trabalho com as redes sociais




As redes sociais chegaram para ficar. São excelentes para manter a ligação com os velhos amigos, procurar novos amigos, partilhar informação, promover eventos e… procurar trabalho. Embora redes como o Facebook ou o Tumblr sejam utilizadas massivamente a nível global, ainda são pouco utilizadas na procura de emprego. No entanto, existem já várias empresas que pesquisam o perfil do candidato através das mesmas, por isso é importante ter em atenção o que aí se publica.

O que talvez alguns não saibam é que existe uma rede especialmente dedicada a profissionais, quer no activo, quer em procura de trabalho. O LinkedIn foi lançado em Maio de 2003 e conta, actualmente, com cerca de 161 milhões de utilizadores. Esta rede social tem um crescimento médio de dois novos utilizadores por segundo, de acordo com o website TechCrunch.

Uma das possibilidades do LinkedIn é de poder carregar o seu currículo em .pdf para o seu perfil, ou de descarregá-los de perfis de possíveis empregados. Outra das grandes vantagens é a privacidade – só consegue aceder ao perfil de alguém caso esteja as conexões de um contacto seu (conexão de segundo grau), ou contactos dessas mesmas conexões (conexão de terceiro grau). A partir daí, só mesmo adicionando consegue aceder à informação, por isso deverá ser consciente ao adicionar pessoas que não conhece, já que estará a dar livre acesso à informação e mesmo aos contactos das suas conexões.

No perfil, está exposto o percurso profissional, desde o estabelecimento de ensino ao local de trabalho actual e aos anteriores. Pode ainda especificar as suas capacidades e as línguas que fala, se for o caso.

Em 2007, foi introduzida a “feature” LinkedIn Answers, que permite à comunidade inscrita responder a perguntas de cariz profissional e empresarial.

http://blog.ofertas-emprego.com
Enviar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Mensagens populares

Recomendamos